Findes
Cindes
Sesi
Senai
IEL

A Porta de Entrada


por Marília Silva

Ainda nos meses que antecederiam o início oficial da gestão 2017-2020, o atual diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, “googlava” palavras como Ideies, Instituto de Desenvolvimento, Espírito Santo, entre outras em busca do portal/site do Ideies. A busca, não muito exitosa, retornou um site cujas as últimas informações atualizadas datavam o ano de 2011.

Incrédulo com o que encontrara, Saintive confirmou com a sua atual equipe se aquele era o site do Ideies. Sem delongas, a equipe confirmara que de fato aquele era o site e que a desatualização decorria de algumas dificuldades contratuais.

Na primeira semana oficial de sua gestão, a mesma semana em que compôs seu novo time, Saintive, por meio de recursos próprios, reativou o site do Ideies. O novo time parecia não acreditar que um problema dessa natureza pudesse ser solucionado tão rapidamente. A intuição do time foi certeira, era um prenúncio da velocidade com que as coisas aconteceriam a partir de então.

Em pouco tempo, o time foi ganhando novos integrantes e produtos foram sendo lançados um a um, foram muitas as estreias já no segundo mês de trabalho: Boletim Econômico Capixaba, Fato Econômico Capixaba, Notas Conjunturais e Temas do Legislativo. Mas também tiveram algumas reestreias, como o Relatório de Competitividade Compete-ES e as Pesquisas Primárias desenvolvidas em parceria com a CNI. Todos, sem exceção, passaram a ser periodicamente divulgados no, agora atualizado, site do Ideies. Tudo aconteceu muito rápido, tal qual intuído pelo time!

Com o passar das semanas, os produtos recém lançados e os relançados foram ganhando robustez, o site do Ideies, enfim, parecia atender às necessidades de divulgação de um instituto de pesquisa que se propunha a funcionar como um departamento de economia dentro da Federação das Indústrias do ES. Ledo engano. Embora, à época, ainda não soubessem, aquele era um time irrequieto!

Faltava algo, faltava um produto condizente com o tempo em que aquele jovem time, liderado por uma jovem mente de cabelos brancos, vivia. O que seria? Era o Observatório da Indústria! Que nascia junto com outro grande projeto conduzido pelo Ideies: o Indústria 2035. A liderança do projeto Observatório da Indústria coube a mim, à época recém-chegada de São Paulo para assumir a gerência do Observatório da Indústria. Enquanto o Projeto Indústria 2035 ficou a cargo recém-promovida gerente de Estudos Econômicos, Silvia Varejão.

Setores Portadores de Futuro priorizados – Indústria 2035

Ambos os projetos faziam parte do Mapa de Navegação da gestão 2017-2020 e foram viabilizados por meio de recursos do departamento nacional. Eram intrínsecos um ao outro. Ao Indústria 2035 cabia identificar, por meio de uma construção coletiva, os setores portadores de futuro no Estado do Espírito Santo e a partir de então desenvolver, também coletivamente, rotas estratégicas para cada um desses setores, as quais apontariam as ações de curto, médio e longo prazo que deveriam ser realizadas para levar os setores selecionados a um dos possíveis futuros possíveis. Ao Observatório da Indústria cabia a disponibilização de dados e informações e o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento das ações decorrentes das rotas estratégicas.

Ainda sem saber muito bem o que seria montar um Observatório da Indústria, a Gerencia do Observatório da Indústria, à época com um time bastante diferente do atual, mas sempre com o propósito de fazer o melhor possível, se valeram dos já conhecidos observatórios da Indústria da FIEP e da FIESC para construírem um protótipo de Observatório da Indústria para o Espírito Santo.

Foram dois meses entre as visitas técnicas às federações das indústrias dos Estados do Paraná e de Santa Catarina e compreender que a criação de um observatório da indústria deveria ser pautada pela disponibilização da dados e informações, de forma dinâmica, tempestiva e interativa, mas não só, era preciso também ‘contar uma história’. A análise e a narrativa deveriam sempre estar presentes, afinal, dados e informações só valem se puderem ser transformados em conhecimento. Foi preciso também encontrar um parceiro técnico à altura desse projeto e, assim, planejar, elaborar e desenvolver cada resultado. Foi assim, em apenas dois meses, que o protótipo do Observatório da Indústria do Espírito Santo foi lançado em setembro de 2017, em reunião de conselho de representantes.

O protótipo do Observatório da Indústria do Espírito Santo tornou-se público por meio do site do Ideies, aquele reativado nos primeiros dias da gestão 2017-2020. Sete caixinhas levavam o usuário a sete páginas distintas nas quais ele podia navegar, de forma interativa, entre informações socioeconômicas por meio de gráficos e tabelas dinâmicos, todos construídos com o auxílio de ferramentas de business intelligence (BI), naquele tempo ainda novidade para a equipe. O protótipo, ainda que de forma embrionária, já trazia a interatividade como um recurso de importância expressiva. Um dos destaques desse lançamento foi trazer dados e informações estratégicas sobre os setores industriais dos sindicatos filiados à Findes.

O protótipo era apenas o início, um embrião, de algo um pouco mais ambicioso que era tornar o Ideies o lugar de dados do ES e, junto com o Industria 2035, contribuir com o desenvolvimento econômico capixaba. Mas que caminho levaria o instituto a atingir esse ousado objetivo? Seriam necessários dados e informações já existentes, divulgadas por órgãos oficiais, em sua maioria, públicos. Mas será que todas as informações necessárias para a boa compreensão do desenvolvimento do ES já existiam? Não, seria preciso também criar alguns novos indicadores, tais como o IAE-Findes, Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo, que permite acompanhar de forma setorial e trimestral o desempenho da economia capixaba e o IAN, Indicador de Ambiente de Negócios.

IAE-Findes – Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo


IAN – Indicador de Ambiente de Negócios

Já cientes da importância dos dados e, mais do que isso, da importância de garantir a facilidade do acesso a eles, o Ideies lançou em 2018 o Ideies em dados, uma iniciativa inédita no âmbito do ES que buscou fomentar estudos sobre a economia capixaba, por meio de planilhas formatadas, com séries históricas de diversas variáveis econômicas do Espírito Santo,   para uso imediato em pacotes econométricos e em ferramentas de BI, com o intuito de fornecer maior flexibilidade para o usuário.

O protótipo e o Ideies em dados, eram os primeiros passos rumo ao desejo de transformar o Ideies no lugar de dados do Espírito Santo, mas sempre se soube que esse era um caminho demasiado longo, que não necessariamente levaria a um destino fixo. A pergunta que se colocava a essa altura era a seguinte: o que um lugar de dados precisaria oferecer além do óbvio, dados? Não precisou de muito tempo para que a equipe entendesse que o grande desafio não estava na disponibilização de dados e informações por meio de tabelas, gráficos, planilhas, mapas, etc. O desafio consistia na comunicação, na narrativa! O dado quando ganhava forma de gráficos ou tabelas, por exemplo, imediatamente se transformava em informação, mas o desafio, a ousadia, residia no passo seguinte. Como transformar essas informações em conhecimento? Só tinha um jeito, analisando-os, interpretando-os e entregando ao usuário uma análise qualificada, com informações claras e de fácil entendimento. Em outras palavras, era preciso comunicar bem! Um desafio e tanto se colocava ali.

O primeiro passo rumo a boa comunicação é, claro, conhecer seu interlocutor! Bom, foi assim que o time do Ideies começou a se debruçar sobre a Ideia de quem seriam seus prováveis usuários, as chamadas personas. A princípio, entre jovens estudantes e empresários experientes, foram nove as personas montadas e analisadas pela equipe do Ideies. A ideia era entender um pouco das dores de cada um desses perfis para então poder traçar uma estratégia que permitisse que todos eles pudessem, cada um à sua forma, acessar os dados e as informações disponibilizadas pelo Ideies com o melhor entendimento possível. Foi como resposta a esse anseio que nasceu em maio de 2019 o Portal da Indústria do Espírito Santo.

O Portal da Industria do Espírito Santo era, enfim, um primeiro grande esforço em unir em um único lugar as muitas informações econômicas e sociais sobre o estado do Espírito Santo com as quais o Ideies trabalhava. Com o intuito de alcançar a tão almejada boa comunicação, o Portal da Indústria do Espirito Santo passou a disponibilizar todos os produtos periódicos criados e divulgados pelo instituto como: Boletim Econômico Capixaba, Fato Econômico Capixaba, Notas Conjunturais, Indústria Capixaba em Números, Anuário do Petróleo, Panorama da Indústria, Compete-ES, Pesquisas CNI e Estudos Especiais. Além dos produtos periódicos, a primeira versão do portal também abrigava o projeto Industria 2035 e, em pouco tempo, passou a abrigar também o Indicador de Ambiente de Negócios, lançado em novembro de 2019.

Mas no que esse portal se diferenciava do antigo site do Ideies?  A diferença estava na comunicação! Os produtos extensos construídos para serem tecnicamente corretos e, sempre que possível, exaustivos em termos de análises, ganharam no novo portal áreas especificas para serem apresentados de forma resumida, rápida e clara, sem perder seu compromisso com a precisão técnica. A boa comunicação exigia clareza e um conteúdo mais breve, que pudesse ser consumido com maior velocidade. O time entendeu também que era preciso dar cara àquelas análises e, assim, o Portal da Indústria do Espírito Santo nasceu atribuindo a cada conteúdo criado uma autoria. Os analistas, as gerências, a assessoria e a direção passaram a compor a linha de frente na forma de comunicar do Ideies

O Portal da Indústria nessa sua primeira versão, trazia uma navegação guiada por linhas. O intuito à época era guiar o usuário a partir de seus interesses. Os conteúdos aram agrupados em três grandes trilhas que designavam o objetivo primeiro de cada gerência: observar, produzir e prospectar, referindo-se, respectivamente, às gerencias Observatório da Indústria, Observatório do Ambiente de Negócios e Estudos Econômicos.  Um clique inseria o leitor em uma dessas trilhas permitindo, a cada novo clique, que ele fosse levado de forma contínua e dinâmica a novas descobertas, por meio do conhecimento produzido pelo Ideies.

Apesar da boa intenção, o dinamismo e o intuito de guiar o usuário por trilhas de interesses mostraram-se, por vezes, empecilho ao acesso fácil e rápido aos conteúdos produzidos pelo Instituto. A busca por informações específicas não parecia ocorrer na velocidade desejada pelos usuários, assim, a primeira versão do portal, embora fosse um marco na forma de comunicar do Ideies, apontava para a necessidade de algumas melhorias e ajustes, revelando o fato, já esperado, de que o destino “ser o lugar de dados do ES” não era um ponto fixo e o caminho ainda era longo.

Irrequietos, sempre, o time do Ideies iniciou 2020 com o intuito de criar um portal que mantivesse o dinamismo e a interatividade de sua primeira versão, mas que propiciasse uma navegação mais prática e, em especial, uma busca mais rápida por itens específicos. Assim, mesmo ante os desdobramentos da pandemia de covid-19, nasceu, no ano passado, o projeto para reformulação do Portal da Industria.

O novo portal nascia então a partir de um projeto de design que buscava oferecer ao usuário uma experiência amigável (user friendly), um visual clean e, o mais importante de tudo, que entregasse com velocidade as informações e conteúdos específicos buscados pelo usuário. Aparentemente funcionou!

Em sua segunda versão, o Portal da Indústria do ES, lançado em 04 de dezembro de 2020, continuava buscando ser o lugar de dados e informações econômicas e sociais do ES, mas trazia modificações com o intuito de deixar o acesso ainda mais fácil e intuitivo.

No novo formato, o portal trouxe logo em sua página inicial seis botões que funcionam como atalhos para páginas com conteúdo de destaque. Com isso, ficou mais fácil encontrar informações sobre o projeto Indústria 2035, acessar o painel dos Perfis Regionais, que possui informações socioeconômicas para todos os municípios do Espirito Santo, acompanhar o Blog do Ambiente de Negócios e acessar IAN Cidade Saudável, painel de indicadores, anexo ao IAN 2020, que apresenta a situação de saúde dos 78 municípios do estado numa perspectiva multidimensional.

Ainda mais flexível, os painéis dinâmicos do Observatório da Indústria, foram reorganizados em sete categorias, sendo elas: economia, indústria, mercado de trabalho, sindicatos, setor externo, perfis regionais e pesquisas CNI. Dentro do Observatório da Indústria, o usuário pode interagir com as informações disponibilizadas elaborando suas próprias análises, montando gráficos para setores diferentes, escolhendo datas e períodos específicos, enfim, fazendo análises diversas de acordo com o seu interesse.

A página “nossos produtos”, neste novo formato, trouxe todos os produtos produzidos pelo Ideies distribuídos em 16 diferentes categorias. Com um visual bastante parecido, o “Ideies em dados” também teve seu desenho reformulado, mas a novidade reside no fato de que os dados referentes aos produtos Boletim Econômico Capixaba, Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo (IAE-Findes) e do Anuário da Indústria do Petróleo podem ser encontrados tanto no “Ideies em dados” quanto nos “nossos produtos”.

A página de busca também foi aprimorada e passou a permitir que se fizesse buscas simples por palavras, ou buscas avançadas por tags e áreas. Os canais de contatos continuaram abertos e todos os que quiserem receber os produtos do Ideies pelo WhatsApp podem se cadastrar ao final da página inicial.

As últimas novidades do atual Portal da Indústria ficaram por conta das novas parcerias feitas pelo Ideies. Ao longo dos meses de outubro e novembro de 2020, o Ideies assinou dois acordos de cooperação técnica, sendo um a renovação do acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE) com o intuito de estabelecer uma cooperação técnico-científica entre as partes; e outro em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) que tem por objeto a governança conjunta do projeto Indústria 2035, a conjugação de esforços para o acompanhamento e prospecção de novos investimentos internacionais e nacionais para o Estado e a disponibilização do portal do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN). Esses e todos os outros acordos de cooperação técnica integram a página “Parceiros” na atual versão do Portal.

Por fim, o Portal da Indústria do Espírito Santo em sua segunda, e atual, versão é, na verdade, o acesso primeiro –  a porta de entrada – ao conhecimento gerado pelo time do Ideies. Ser o lugar de dados do Espírito Santo será, permanentemente, o destino a que se pretende chegar, mas compartilhar o conhecimento gerado ao longo desse caminho é, e sempre será, o propósito primeiro do Ideies. Seja bem-vindo! Pode entrar.

Marília Silva é economista, doutora pela FGV-SP e gerente do Observatório da Indústria do Ideies.

Os conteúdos e as opiniões aqui publicados são de inteira responsabilidade dos seus autores. O Sistema FINDES (IDEIES, SESI, SENAI, CINDES e IEL) não se responsabiliza por esses conteúdos e opiniões, nem por quaisquer ações que advenham dos mesmos.

Seja o primeiro a comentar no "A Porta de Entrada"

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*