Findes
Cindes
Sesi
Senai
IEL

IAN 2021: análise dos resultados gerais


por Alan Torres, Alirio Aguilar, Carolina Ferreira, Gabriela Vichi, Gregory Renault, Lucas Araújo, Mayara Bertolani e Nathan Diir

O Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) já está em sua terceira edição e o Ideies e a Findes lançaram hoje os resultados. Desde de sua primeira edição em 2019, o IAN vem se consolidando como uma ferramenta para acompanhar a evolução de políticas públicas nos 78 municípios capixabas, avaliando carências ainda existentes e apontando as potencialidades para novos negócios no Espírito Santo. Essa ferramenta foi construída com base no Manual da OCDE de Indicadores Compostos que se baseia em 10 passos[1] que trazem uma robusta definição teórica, diferentes metodologias estatísticas e formas de visualização.

Cabe lembrar que a estruturação teórica do IAN, passo 1 do Manual da OCDE de Indicadores, foi construída considerando que o ambiente de negócios é a estrutura formada pelo conjunto de fatores que perpassam o ciclo de vida das empresas, desde a sua fundação, passando por toda a fase de operação, até o encerramento de suas atividades. Esses fatores se conectam com os determinantes da produtividade, e reconhecer suas defasagens é uma etapa importante para se pensar em alternativas de superação e de melhoria do local. Elementos como regulações excessivas e ineficientes, deficiência e/ou necessidade de ampliação da infraestrutura, escassez de capital humano necessário e baixa diversidade econômica podem prejudicar os negócios ao nível do território. Nessa linha, para atender à definição proposta acima, o Ideies manteve a seleção dos 39 indicadores classificados em 4 eixos temáticos e 10 categorias teóricas que estruturam o IAN.

Desde a primeira edição do IAN, o Ideies se atentou a evitar um clima de rivalidade entre os municípios e, para tanto, pensou em uma metodologia de apresentação dos resultados que induzisse os municípios a melhorarem conjuntamente em um grupo de municípios similares considerando a realidade do estado. Para isso, optou-se pelo uso de um método de clusterização, que consiste em reagrupar os municípios capixabas a partir de alguns indicadores socioeconômicos. Ao todo, foram formados 6 clusters, que agrupam por semelhança os municípios segundo o Coeficiente de Gini, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, a população e a microrregião geográfica do governo do estado.

Figura 1 – Mapa do Espírito Santo dividido entre os clusters do IAN

Elaboração: Ideies/Findes

Feita essas considerações gerais sobre o IAN, segue abaixo a apresentação de alguns resultados do IAN 2021. Este primeiro exercício tem como objetivo convidar a comunidade capixaba a realizar diversos estudos mais aprofundado dos dados que já estão publicados no Portal do IAN e o Painel de dados IAN 2021. A apresentação dos resultados está dividida em três partes que demonstram algumas das diferentes formas de análise. Na primeira parte são fornecidos os dados gerais da média e da amplitude do IAN em relação aos 78 municípios para entender o comportamento geral do indicador. Na parte seguinte são apresentados os resultados dos eixos e categorias com o objetivo de demonstrar quais elementos estão fazendo com que o IAN melhore e quais elementos merecem atenção. Na última parte são apresentados os resultados nos 6 clusters apontando o melhor município de cada cluster e o município que conseguiu a melhor evolução entre 2020 e 2021.

Resultados gerais do IAN 2021

Um resultado importante, que mostra que o ambiente de negócios vem melhorando a cada ano, é o aumento da média do IAN para os municípios do Espírito Santo que, em 2019 era de 5,06, passou para 5,28 em 2020 e alcançou 5,43 em 2021.

A amplitude do IAN, resultado da diferença entre o maior e o menor valor no mesmo ano também vem diminuindo entre 2019 e 2021. O município de Vitória sempre esteve na primeira posição, mas, a última posição tem sido ocupada por municípios diferentes. A amplitude de 2019 foi de 3,44, passou para 3,42 em 2020 e 3,37 em 2021. Isso indica que além dos municípios do Espírito Santo estarem melhorando ao longo do tempo, eles estão convergindo para um ambiente de negócios menos distante entre eles.

Resultados por eixos

Dentre os eixos, o melhor desempenho ocorreu em gestão fiscal. A sua média passou de 5,73 em 2020 para 6,14 em 2021, aumento de 7,24%. Neste eixo os indicadores de liquidez e taxa de investimento apresentaram bastante melhora, sem comprometer as demais medidas. Isso pode ser interpretado como uma consolidação da responsabilidade com as contas públicas municipais e um maior preparo para fornecer às cidades os serviços públicos necessários.

Em segundo lugar, o eixo de infraestrutura obteve um aumento de sua média de 5,3%, passando de 6,01 em 2020 para 6,33 em 2021. As três categorias, segurança pública, condições urbanas e transporte, que compõem o eixo melhoraram de um ano para o outro.

  • A categoria de segurança pública obteve o maior avanço, em todo o IAN, ao evoluir 0,41 pontos, puxada, principalmente, pela redução no indicador de furtos e roubos. Isso está relacionado com o comportamento da população que em um ano de pandemia se locomoveu menos. Portanto, essa melhora não somente dos municípios do Espírito Santo, mas de todo o Brasil, deve ser observada nos próximos anos.
  • Já a categoria de condições urbanas melhorou 0,33 pontos, devido principalmente ao aumento do acesso à internet de alta velocidade nos municípios refletindo em maior conectividade local.

O eixo capital humano cresceu 2,1%, ao passar de 5,17 para 5,28, entre 2020 e 2021. A categoria Educação foi a que apresentou a maior melhora, com uma variação de 0,21 pontos em sua nota, puxada principalmente pelo bom resultado do indicador de matrículas do ensino médio, reflexo do esforço de reduzir a evasão dos nossos adolescentes da escola.

Já o eixo de potencial de mercado foi o único com redução na média do estado. A sua nota saiu de 4,19 em 2020 para 3,98 pontos em 2021, representando uma queda de 5,0%. A categoria Tamanho de Mercado, com encolhimento de 0,43 pontos, foi a principal responsável por essa redução, devido à queda do PIB per capita e da taxa de crescimento médio real do PIB nos últimos três anos. Esse resultado reforça a necessidade de diversificarmos a nossa economia, para que sejamos mais resilientes às crises domésticas e à redução da demanda internacional. Vale destacar que o PIB ainda não capta os efeitos da Pandemia, pois o indicador tem dois anos de defasagem.

Resultados por Cluster

Cluster 1

O cluster 1, formado por 18 municípios, apresentou resultado médio de 4,93 pontos no IAN em 2021, e se manteve 0,5 pontos abaixo da média do estado. O município de Águia Branca ficou na primeira posição do cluster e também foi aquele que mais evoluiu. Águia Branca teve maior evolução nos eixos de Capital Humano e Gestão Fiscal para todo IAN. O município saiu da sétima posição no cluster em 2020 para a primeira em 2021.

Cluster 2

A média do cluster 2 foi de 5,24 pontos, sendo 0,21 pontos abaixo da média do IAN do estado. O Cluster, formado por 15 municípios, tem o município de Baixo Guandu na primeira posição e como aquele que apresentou a maior evolução.

Cluster 3

O cluster 3, com média de 5,78 posicionando-se 0,33 pontos acima da média do estado, é formado por 16 municípios e Iconha tem a melhor posição em 2021. Entretanto, o município de Fundão foi o que apresentou a melhor evolução entre o IAN 2020 e 2021.

Cluster 4

Com 12 municípios, o cluster 4 registrou média de 5,99 pontos e ficou 0,57 pontos acima da média estadual. Aracruz manteve-se em primeiro lugar do Cluster, porém o município de Ibiraçu foi o que mais evoluiu, e foi o segundo que mais evoluiu em todo o estado, puxado pelo eixo de infraestrutura.

Cluster 5

O cluster 5, formado pelos 4 maiores municípios do estado, registrou valor médio de 6,59 pontos, 1,04 pontos acima da média estadual. Vitória manteve-se em primeiro lugar no IAN nos 3 anos. No entanto, entre 2020 e 2021 Serra foi o munícipio que mais evoluiu no cluster.

Cluster 6

O cluster 6 é formado por 13 municípios e Presidente Kennedy foi tanto o município com o maior IAN em 2021 e a maior evolução entre 2020 e 2021. A média do cluster foi de 5,06 pontos, 0,31 pontos abaixo do valor do estado.

No Portal do IAN e no Painel de dados IAN 2021 é possível realizar as análises pela variação dos anos, por cluster, pelas microrregiões do governo do estado e pelas regionais da Findes. O Ideies também fornece uma base de dados com os resultados dos eixos e das categorias para cada município e um relatório individual por município com todos os 39 indicadores que podem ser baixados em ambas as plataformas citadas.

Acesse o Portal do IAN e o Painel de dados IAN 2021 e faça suas próprias análises.

[1] Os 10 passos do manual da OCDE estão listados com breves explicações abaixo no anexo 1.

Anexo 1: Os 10 passos do Manual de Indicadores Compostos da OCDE

Seja o primeiro a comentar no "IAN 2021: análise dos resultados gerais"

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*