Findes
Cindes
Sesi
Senai
IEL

O que é a Economia Digital?


por Alirio Aguilar

A alta velocidade do progresso tecnológico é uma característica distintiva dos últimos anos. Este processo vem acompanhado pela disseminação de novas tecnologias digitais, o crescente papel dos dados e a democratização da internet. A conexão à internet tem permitido que a conectividade entre pessoas, empresas e organizações seja mais eficiente, promovendo a participação destes nas redes sociais e plataformas econômicas que caracterizam a era da Economia Digital.

A Economia Digital abriu espaço a um processo de transformação digital e de mudança na estrutura econômica. Associado a este processo, a adoção e difusão das Tecnologias da Informação e Telecomunicação (TIC’s) por parte das empresas vem afetando os investimentos, os processos de produção, a relação entre os fornecedores e seus consumidores, a infraestrutura e serviços digitais das cidades, as formas de comércio, a digitalização das instituições financeiras via API’s (Application Programming Interface), os modelos de negócios e as relações de trabalho.

Ao mesmo tempo em que as tecnologias e dispositivos digitais proporcionam facilidade na vida dos indivíduos e vantagens competitivas às empresas, criam incerteza, uma vez que alguns processos, competências e profissões ficam cada vez mais obsoletas. Ajustar-se, inovar e se reinventar diante do novo contexto da revolução tecnológica é um dos desafios impostos à sobrevivência empresarial. Tom Goodwin (2018) chamou este processo de “Darwinismo Digital” e Schumpeter de “destruição criadora”, em que, as únicas empresas que sobrevirão, serão aquelas que se adaptem mais rápido às tecnologias emergentes, às inovações e à digitalização.

Conceito e componentes da Economia Digital

A Economia Digital se caracteriza por incorporar a internet, as tecnologias e os dispositivos digitais nos processos de produção, na comercialização e na distribuição de bens e serviços. A economia digital está composta por uma ampla gama de “inputs digitais” que relacionam “habilidades digitais, hardware, software e equipamentos de comunicação (equipamentos digitais), e também bens e serviços digitais intermediários usados na produção” (ACCENTURE, 2016). As definições da economia digital, geralmente tendem a estar intimamente ligadas a três componentes (Figura 1): i) o setor digital, ii) o setor da economia digital, e iii) o setor da economia digitalizada (UNCTAD, 2019).

O setor digital, formado pelo segmento das TIC’s abrange as inovações fundamentais em dispositivos chaves (semicondutores, processadores), a criação e aprimoramento de tecnologias centrais (computadores, dispositivos de telecomunicações) e a expansão de infraestruturas habilitadoras (Internet e redes de telecomunicações). Por sua vez, o setor da economia digital inclui plataformas digitais, aplicativos móveis e serviços de pagamento. O último componente é a economia digitalizada, formada por segmentos em que os bens e serviços estão sendo cada vez mais utilizado nos modelos de negócios digitais (e-commerce) e nas novas organizações empresariais (startups) (UNCTAD, 2019).

 

Figura 1 – Principais componentes da Economia Digital

 

 

Fonte: UNCTAD (2019)

Elaboração: Findes/Ideies

Nota: Tradução própria.

Caracterização da Economia Digital no Brasil

A economia digital vem tomando contornos cada vez mais abrangentes. Estudo da Oxford Economics (2017) aponta que em 2016 a economia digital do mundo representava 15,5% do PIB global, podendo chegar a 24,3% em 2025. No Brasil, a participação da economia digital nesse ano ficou em torno do 22%, com potencial crescimento para 2021 (MCTIC, 2018). Estes aspectos revelam a importância desta nova economia como driver do crescimento econômico.

Não é novidade que no centro das transformações digitais estão as TIC’s, já que fomentam inovações na indústria, nas ciências e na cultura. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, em 2018 as TIC representavam 7,0% da participação no PIB do país, gerando 1,52 milhão de postos de trabalho (Brasscom, 2019)[1].

Outro ponto associado à nova economia é o aparecimento de Startups e novos modelos de negócios como os modelos Software as a Service (SaaS), Marketplace, Hardware, Consumer, venda de dados, modelo de negócios em Application Programming Interface (API) e o e-commerce, entre outros. O surgimento destes elementos tem provocado o aparecimento de plataformas de intercâmbio comercial on-line, caracterizadas por serem descentralizadas e horizontais em redes digitais (CCOO, 2017).

O comercio eletrônico (e-commerce) por exemplo, tem assumido um papel cada vez mais central na economia. Em 2018, 58 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra online, e o e-commerce registrou faturamento de R$ 53,2 bilhões e cresceu 12%, sendo uma das alavancas do crescimento. Em termos de e-commerce, o Brasil é considerado o mercado mais desenvolvido da América Latina. No entanto, ainda há grandes desafios para serem superados: como as questões logísticas, as diferenças culturais, os aspectos tributários e o comportamento do consumidor de cada região (Ebit | Nielsen, 2019).

Pelo lado da demanda, os consumidores se caracterizam cada vez mais por estarem conectados. No Brasil, já são 230 milhões de celulares inteligentes (smartphones) utilizados para diferentes tarefas, como a interação com bancos, compras, pagamentos e mídias sociais. De acordo com dados do Banco Central (2018)[2], as transações por smartphone e internet banking representam quase 70% do total, revelando um movimento em direção aos meios eletrônicos de pagamento.

Os efeitos da digitalização nas empresas e no comercio podem ter resultados tangíveis no crescimento econômico, devido a sua força disruptiva. A difusão de tecnologias digitais tem permitido otimizar recursos, inovar processos e produtos, e melhorar a tomada de decisões, pois tem sido uma força motriz para ganhos de escala, escopo e velocidade na onda digital (OCDE, 2019).

A tendência dos países desenvolvidos para acompanhar a digitalização de suas economias tem sido a implementação de políticas públicas e estratégias de caráter nacional de médio e de longo prazo. Nos Estados Unidos, as estratégias nacionais para a economia digital foram iniciadas em 1993, seguida por Japão (2001-2009), a União Europeia (2005), a Rússia (2014), a China (2015), entre outros (WACHOWICZ; CANUT, 2018, p. 134-135).

Nessa linha, para impulsionar a digitalização da economia, o governo federal regulamentou a economia digital “em uma agenda política de Estratégia nacional (…), institucionalizada em 2018, pelo decreto federal  nº 9.319/2018, pelo qual também criou o Sistema Nacional para a Transformação Digital (SinDigital)[3].

Sendo a principal economia da América Latina e uma das maiores entre os países emergentes, o Brasil conta com enorme potencial na carreira tecnológica e digital. No entanto, uma vez que as mudanças digitais não são priorizadas, há desafios que precisam ser enfrentados, como a melhoria dos marcos regulatórios propícios, os gargalos da infraestrutura das cidades, o estabelecimento de políticas público-privadas que inclui a participação ativa dos agentes econômicos e sociais, e a falta de instrumentos adequados para a mensuração da economia digital nas atividades econômicas.

No entanto,  o desenvolvimento da economia digital, mesmo com seus desafios, representa novas oportunidades para o ambiente de negócios e a possibilidade de que empresas locais se integrem a novos mercados internacionais por meio da oferta de novos bens e serviços para consumidores cada vez mais “digitalizados”[4].

Referências bibliográficas

ACCENTURE. Digital disruption: The growth multiplier. Optimizing digital investments to realize higher productivity and growth, 2016. Disponível em <https://www.accenture.com/_acnmedia/pdf-14/accenture-strategy-digital-disruption-growth-multiplier-brazil.pdf>

Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Relatório Setorial Brasscom 2019, São Paulo, maio de 2019. Disponível em <https://brasscom.org.br/relatorio-setorial-de-tic-2019/>

CCOO. La Digitalización y la Industria 4.0: Impacto industrial y laboral. Secretaría de Estrategias Industriales/CCOO de Industria, Madrid, septiembre de 2017. Disponível em < https://industria.ccoo.es/4290fc51a3697f785ba14fce86528e10000060.pdf >

Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). 30ª Pesquisa Anual FGVcia do Uso de TI, FGV-EAESP, 2019. Disponível em <https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/noticias2019fgvcia_2019.pdf>

Confederação Nacional da Indústria (CNI). Riscos e Oportunidades para as micro e pequenas empresas brasileiras diante de inovações disruptivas: uma visão a partir do Estudo Indústria 2027/ Confederação Nacional da Indústria, Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. – Brasília: CNI, 2019. Disponível em<https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/1c/45/1c4559d3-4ee2-4977-963e-e8113950393b/id_232324_riscos_e_oportunidades_web.pdf>

Ebit | Nielsen. Relatório do 39º Webshoppers, 2019. Versão Free. Disponível em <https://www.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree>

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Estratégia Brasileira para a Transformação Digital: E-Digital. Brasília, 2018. Disponível em <https://www.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/arquivos/ASCOM_PUBLICACOES/estrategia_digital.pdf>

OECD (2019), “Vectors of digital transformation”, OECD Digital Economy Papers, No. 273, OECD Publishing, Paris disponivel em <https://doi.org/10.1787/5ade2bba-en>

Oxford Economics. Digital Spillover: Measuring the true impact of the digital economy, 2017. Disponível em <http://www.huawei.com/minisite/gci/en/digital-spillover/files/gci_digital_spillover.pdf>

United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD). Digital Economy Report 2019. Value Creation and Capture: Implications for developing countries. United Nations Publications: New York, United States of America, 2019. Disponível em <https://unctad.org/en/PublicationsLibrary/der2019_overview_en.pdf>

WACHOWICZ, M; CANUT, L (Org). Análise da Estratégia Brasileira para Transformação Digital: Comentários ao Decreto Nº 9.319/2018. Curitiba: GEDAI/ UFPR, 2018. Disponível em <http://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2018/08/livro_An%C3%A1lise-da-estrat%C3%A9gia-brasileira-para-transforma%C3%A7%C3%A3o-digital.pdf>

[1] A Produção do Macrossetor de Tecnologia de Informação e Comunicação em 2018 considera as TIC, TI in House e Telecom.
[2] Disponível em <https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/374/noticia>
[3] Decreto disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9612.htm#art14>
[4] Refere-se a consumidores mais conscientes, exigentes, informados e conectados, que interagem, sobretudo, no componente da Economia Digitalizada.

Alirio Aguilar é doutorando em Ciências Econômicas pela Unicamp e analista do Ideies.

Os conteúdos e as opiniões aqui publicados são de inteira responsabilidade dos seus autores. O Sistema FINDES (IDEIES, SESI, SENAI, CINDES e IEL) não se responsabiliza por esses conteúdos e opiniões, nem por quaisquer ações que advenham dos mesmos.

2 Comments on "O que é a Economia Digital?"

  1. Gostei do tema desenvolvido neste blogue e fico grato esta ajudar-me nas minhas pesquisas

  2. Este artigo é muito útil para quem está a pensar seriamente na internacionalização da sua empresa. É um processo difícil mas que vale a pena! Principalmente numa altura como a que estamos a viver. Para quem têm interesse na exportação para a Europa recomendo que sigam o https://leiriacentroexportador.com/ que vai decorrer em abril, e com temas relacionados com o e-commerce o euro digital e a digitalização da economia europeia. Vai ser muito esclarecedor em relação estas mudanças que vão tem um grande impacto no comercio internacional!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*